Voltar - Página Anterior / Voltar ao Início

Notícias

Importância da qualificação profissional nos dias de hoje

Administração

qualidicação

A competição no mercado de trabalho, atualmente, chega a ser desleal, devido a quantidade de gente do lado de fora. Com uma qualificação profissional especializada, aumentamos a chance de conseguir uma boa posição.

Apresentar diferenciais no CV e nas entrevistas de emprego é, hoje em dia, praticamente uma necessidade básica. Quando aplicamos nossa candidatura para vagas mais elaboradas, requisitadas, devemos levar em conta que a concorrência será pesada, por isso, chegar apresentando mais do mesmo na hora da conversa com o RH ou com o futuro chefe pode não ser uma boa ideia. Ensino superior, graduações posteriores, mestrados, doutorados, toda essa escalada tem sido realizada pelos profissionais, que se especializam para apresentar um resultado melhor dentro das companhias, ou mesmo através de seus próprios negócios. Qualificação profissional se tornou pré-requisito, disso podemos ter certeza.




qualidicação

Rendimentos maiores

Motivo básico para uma buscar uma boa qualificação profissional: Salários melhores dentro do mercado de trabalho. O simples fato de possuir cursos específicos que moldam a capacidade do profissional faz com os números colocados na mesa na hora da contratação ou da renovação sejam diferentes. Um profissional com pós-graduação, por exemplo, certamente receberá um salário maior do que um com bacharelado, considerando que ambos tenham tempo de experiência similar e colocações iguais.

Atualização

Vivemos em um período de franca transformação, tecnológica e social, com algumas quebras de paradigmas e também de métodos profissionais. Esse é o motivo pelo qual devemos nos manter sempre atualizados, por dentro do que há de novo em nossa área de atuação. Deixar de estudar e de se profissionalizar pode fazer com que você acabe ficando para trás, entrando em um estado de estagnação que pode ser difícil de sair depois.

Apenas para citarmos como exemplo básico, evidente, um profissional na área de TI que não continua estudando, que não encara o que aparece de novo no mundo da programação e da tecnologia da informação, acabará sendo preterido por alguém que esteja atualizado, com conhecimentos múltiplos, ainda mais se considerarmos que essa é uma área com um número avantajado de profissionais atuantes e com uma variedade de linguagens complexas que sempre passam por atualizações.

qualifica

Tempos difíceis

Sem muitos rodeios, é mais do que justo dizer que não está nada fácil encontrar uma boa vaga no mercado de trabalho. Em tempos de recorde de desemprego, principalmente entre os jovens, que são maioria entre os que continuam se especializando, o jeito é correr atrás e não deixar de se atualizar, do jeito que for. Sabemos que muitos dos cursos de especialização podem ser bem difíceis de custear, mas há formas de continuar aprendendo, a internet tem papel crucial nessa etapa.

Network

Uma daquelas palavras do momento, que nesse contexto, vem muito bem a calhar. Realizar cursos de capacitação significa aprender e direcionar a sua carreira, de fato, mas também conhecer pessoas novas pelo caminho, que podem vir a acrescentar demais na sua jornada, de muitas e muitas formas. Seja através de uma troca de ideias despretensiosa, parcerias em projetos, encaminhamentos, são muitas as formas de se relacionar e encontrar um novo rumo profissional, fazendo contato com gente que tem intenções semelhantes as suas.

Reconhecimento

Por último e não menos importante, dentro do ambiente profissional, é fundamental angariar reconhecimento. Isso só é possível através do acumulo de competências, que podem ser adquiridas através da qualificação profissional incessante. É esse reconhecimento que pode solidificar de uma vez a sua carreira, fazendo com que você crie um “nome” dentro do nicho que decidiu atuar.

Comentários

comentários

Encontre uma Unidade perto de você!