Voltar - Página Anterior / Voltar ao Início

Notícias

Como as redes sociais influenciam no desenvolvimento profissional

Administração

redes sociais

Como as redes sociais influenciam no desenvolvimento profissional

Com o desenvolvimento da tecnologia e com as pessoas cada vez mais conectadas, as redes sociais estão interferindo e influenciando no mercado de trabalho. Atualmente praticamente todas as empresas utilizam as redes sociais como forma de recrutamento e divulgação de vagas. Portanto ter um perfil atualizado, mesmo em páginas mais pessoas como é o caso do Facebook é uma forma de se diferenciar.

 

redes sociais

Atualmente a rede social que mais influencia no desenvolvimento profissional é o linkedin, que deverá sempre estar muito bem atualizada como todos seus cursos e treinamentos, assim como as experiências de trabalhos anteriores. Outro ponto positivo da rede é que como ela é totalmente voltada para o mercado de trabalho, diariamente seus usuários postam muito conteúdo de qualidade que com certeza será muito útil para os demais usuários.

Veja como as redes sociais estão influenciando o desenvolvimento profissional

Muitas pessoas manifestam suas opiniões nas redes sociais, e isso começou a serem parâmetros para alguns recrutadores na rede.

Existem muitos sites para busca de profissionais e cadastro de currículos, mas ultimamente as redes sociais como Facebook e Twitter estão sendo parâmetros para verificação de perfil e ideologias de candidatos, pois os recrutadores estão atrás de perfis inovadores e originais de pessoas que demonstram a sua realidade e opinião sobre determinado assunto. Por este motivo suas redes deverão sempre estar atualizadas da melhor maneira possível. Sempre com conteúdo e opiniões voltadas a sua área de formação.

Beneficiando o usuário

Assim como os usuários estão sempre conectados, as empresas também estão. Sendo assim, comece a seguir a acompanhar os conteúdos de empresas que são referencia na sua área, como também os principais nomes do ramo. Isso será muito valido e você conseguirá acompanhar tudo que for novidade e sempre ficará informado.

As empresas também utilizam suas páginas para divulgar as novas oportunidades, seguindo elas ficará mais fácil de acessar e participar dos processos seletivos.

 

joia

Utilizando as redes sociais a seu favor

Podemos citar algumas dicas básicas, porém muito importante para influenciar no seu desenvolvimento profissional.

  1. Linkedin: Utilize o Linkedin. Nele você coloca todos os dados, experiências e cursos.

Terá acesso a vagas, e conteúdos da sua área, quando e como desejar, basicamente é uma rede social de network.

  1. Redes sociais: Esteja presente nas outras redes sociais também. Avalie uma imagem que demostre quem você é, e não seja ofensiva. Publique e siga conteúdos referentes à sua área e demonstre sua opinião de maneira sensata.
  2. Compartilhe conteúdos próprios:Utilize seu conhecimento para criar conteúdos próprios da sua área e compartilhe com seus seguidores.
  3. Grupos: Sempre esteja em grupos de interesses comuns e participe de discussões sobre os temas que você entende, a fim de compartilhar opinião e não de arrumar confusão, claro!

Veja alguns pontos a serem avaliados sempre que for atualizar seu perfil

  1. Muita atenção ao perfil

As redes sociais são uma ótima opção para busca de emprego, porém é muito importante avaliar seu comportamento e postagens, pois tudo de negativo ou que seja considerado negativo por recrutadores poderá acarretar na perda de uma oportunidade.

  1. Compartilhamento

Sempre que for comentar alguma publicação ou foto, avalie o que escreveu e veja se realmente é necessário e coerente. Pois a forma que for interpretada poderá ser a forma que você será visto, inclusive como profissional.

Cuidado com as opiniões e m forma de desabafo, pois elas podem ofender pessoas e isso pegará muito mal para você. Da mesma forma que deverá sempre fugir e evitar discussões não sadias, pois pessoas sem conteúdos tendem a tornar a discussão no mínimo uma baixaria por não aceitar a opinião alheia.

 

  1. Imagem pessoal

Para o mercado de trabalho, a forma como você escreve fará toda a diferença. Pois erros de português, gírias e palavrões não serão bem aceitos.

Como também as suas fotos publicadas podem influenciar muito na hora de buscar uma posição. Isso não significa que não poderá postar fotos divertindo-se, mas evite exageros. Um perfil com fotos de bebedeiras todos os dias da semana não serão bem visto por recrutadores.

Comentários

comentários

Encontre uma Unidade perto de você!